Escolhas que transformaram a viagem

Postado em Atualizado em

stelapaulocarol
Stela (Minha tutora), Paulo e eu. Foto André Takahashi

Quando cheguei com a mochila na Estrada Caminho do Meio, 2600, encontrei o Paulo bem na entrada, com um chapéu para projeter do sol e levando o lixo para fora, contei para ele que estava vindo conhecer o CEBB com o seu melhor sorriso e simpatia. Ele disse para falar com a Stela, que é da coordenação e estava por ali. Fui lá conversar com ela e me apresentei. Foi engraçado quando contei que viajava sem dinheiro e ela me reconheceu do O Lugar. Pois em dezembro tinha feito um encontro com o pessoal de lá sobre viajar e viver sem dinheiro.

Os mundos se conversam, pois a Stela é amiga do Gustavo Gitti e do pessoal do O Lugar, pois frequentam o CEBB a muitos anos e são alunos do Lama Padma Samten. A minha ideia inicial era conhecer, passar uns dias e colaborar com meu  trabalho. Pelo fato de estar viajando, quase não tinha acesso a internet e não tinha ideia sobre a programação. Estavam precisando de ajuda na cozinha pois na sexta-feira começaria o retiro com o Alan Wallace e chegariam 250 praticantes. Em seguida teve o retiro do Lama Padma Samten com os faciitadores do CEBBd o Brasil inteiro. Percebi que era uma super oportunidade de ajudar e aprender, alé de estar realizando um sonho recente de trabalhar em uma cozinha vegetariana.

Durante esse tempo consegui ter alguma rotina de estudo e praticas de meditação. Logo na segunda semana estava decidida a aprofundar meus estudos e pratica e convidei a Stela para ser minha tutora, com quem já sentia grande afinidade e admiração. Essa foi uma das melhores escolhas que tive, pois durante esse mês e meio que passei aqui pude ler e estudar o Budismo, entender como aplicar isso na minha vida e examinar através da prática da meditação como as minhas ações, pensamentos e relacionamentos influenciavam nas minhas energia e emoções.

carolstela
Eu e Stela (Minha tutora). Foto André Takahashi

Dessa experiência, acabei provando o que é ter um mestre, alguém com quem tinha me comprometido a escutar e caminhar junto. Pois no final dos dois primeiros retiros a Stela me disse que seria muito bom para mim ficar e fazer o Retiro de Verão com o Lama. Eu já estava querendo seguir viagem, mas senti que não adiantaria convidar alguém para me guiar se não estava realmente disposta a escutar o que teria para me aconselhar. Foi assim que decidi ficar por mais um mês. Valeu a pena cada dia a mais que fiquei, principalmente os dias tranquilos, em que me dava vontade de seguir viagem e pude examinar essas emoções, entender que não tinha pressa, nem que estava fugindo de nada. Aproveitei assim o caminho, pois o melhor lugar é onde estou e me voltei aos livros e a prática.

Outro presente que aconteceu quando decidi ficar, foi o fato de inesperadamente minha mãe ter decidido me visitar aqui. Ela passou cinco dias lindos comigo, no quais pudemos conversar bastante. (essa visita vale um outro post, pois tem páginas e mais páginas no meu caderno).

1975201_751953271489768_1823065007_n
Mamãe e eu.

Foi assim que tive a grande oportunidade de participar do Retiro de Verão, para quem quiser entender o budismo e conhecer melhor os ensinamentos, o retiro foi transmitido ao vivo e está disponível no YouTube.

Demorei muito para conseguir escrever essas linhas, pois cada dia no CEBB foi muito precioso para a minha caminhada. Só pude entender melhor e escrever os propósitos da viagem agora, depois de sair da ´bolha do bem´ e ver sentido em todos os meus aprendizados.

Gratidão imensa a todos que participarãao dessa linda experiência e tornaram meus dias melhores.

Album de fotos: http://on.fb.me/1qmjvjk

Um comentário em “Escolhas que transformaram a viagem

    stela ana santin disse:
    11 de março de 2014 às 1:04

    Tua passagem pelo CEBB foi uma experiência maravilhosa pra todos nós! Deixaste corações saudosos em cada canto do CEBB. Ouvi dizer que até as pulgas estão sentindo tua falta. Alegria imensa em ter cruzado teu caminho e poder aprender tanto contigo! Seguimos, lindona!

    Curtir

Deixe um comentário