Casa Maré das Artes: Volta Cine Cumbe!

Postado em Atualizado em

Mês passado recebi um email da Luiza me contando que estavam fazendo uma campanha#VoltaCineCumbe. Lendo o email descobri que ela tinha se mudado para Aracati, antiga capital do Ceará e vive em um coletivo no Cumbe, chamado Casa Maré das Artes.

906669_693961693991045_8945074881146818662_o

Combinamos deu vir pra cá visita-lá, participar das atividades da casa e colaborar propondo atividades.

Desde segunda-feira estou aqui, super feliz de encontrar um projeto tão lindo em uma comunidade quilombola a beira do Rio Jaguaribe.

A casa funciona como um centro cultural e residência do coletivo. As crianças da comunidade já se apropriaram do espaço, entram e saem, brincam, contam histórias e ajudam a cuidar do lugar. O mais lindo daqui é ver essa convivência das crianças empoderadas pelo projeto ajudarem na horta, cuidar da midioteca, lavar o que usa e manter a casa organizada. Os moradores dizem que dei sorte, cheguei de surpresa no dia certo, tudo funcionando. 🙂 não acredito nisso, da pra perceber que a relação do coletivo e a comunidade está sendo construída a muito tempo.

O coletivo é formado pela Luiza, Mari, Ton, Tiana, João, o Marujo (cachorro) e a Doyda ( A Gata). Eles querem mais! O sonhos deles são: aumentar as atividades, fazer mais filmes (eles já fizeram um documentário sobre o Cumbe), a residência artística receber mais gente, aumentar a apropriação da comunidade, entre muitos outros. O trabalho não para! A vida na pacata comunidade do Cumbe está recheada de sonhos e realizações dentro da casa Maré das Artes, na vida das crianças e comunidade.
10575397_721083127945568_8761744198474180026_o

E um detalhe, a casa faz tudo isso, tendo duas moradoras: a Mari e a Luiza! As gatas são potentes!

Eu estou me sentindo realizada participando por uns dias de um projeto tão lindo! 🙂

A semana cheia de atividades, na terça fizemos um encontro do coletivo sobre os sonhos individuais e coletivos, ontem rolou contação de histórias pras crianças e hoje teremos um encontro sobre economia criativa.

Vale contar, que eles tem um trabalho de resistência aqui, querem preservar o território e os direitos da comunidade de ir e vir, utilizar a água e terem acesso aos serviços básicos. O coletivo faz parte da Associação Quilombola do Cumbe e fortalece a cultura local através das atividades na casa.

Se interessou? Cola aqui no projeto!
Ajude o CineCumbe voltar pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/voltacinecumbe

Se souberem de algum projetor parado, querendo ser utilizado e espalhar cultura pelo mundo, entre em contato comigo ou com eles.

Pagina do facebook: https://www.facebook.com/maredasartes

P.S.: todos os post são escritos pelo celular. Tenham paciência e se verem erros de gramática, links e referências, enviem para carolmbernardes@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s