Sobre trocas e a vinda pra Europa

Postado em Atualizado em

1450138595549
Vista do mar da janela do avião chegando em Portugal

Cheguei em Portugal dia 12/11/15. A “volta ao mundo” continua. Foi fácil e ao mesmo tempo muito difícil pra mim mudar de destino. Fácil porquê quando decidi continuar a viajar rapidamente consegui o dinheiro da passagem e quem comprasse no cartão. Difícil, pois a decisão do Mark e da Dani de não seguir viagem me partiu o coração. Depois de 2 meses esperando eles pra irmos juntos pro Caribe, no dia 30 de agosto eles me enviaram um email dizendo que não iriam mais.

Nos últimos meses, graças a essa dificuldade tive a oportunidade de repensar as minhas relações de troca. Eu errei em “colocar todos os ovos na mesma cesta”. Ao todo foram 10 meses de envolvimento com o Rusalka, talvez essa seja uma das poucas relações com muita dedicação que senti não se aprofundou. Mesmo depois de tanto tempo. É como ter um ex-namorado que depois de uma dedicação profunda por muito tempo, decidi sair da sua vida. Nesses 10 meses eu construí um castelo de areia em torno do barco. O que de nenhuma forma tira a beleza da experiência de viver em um veleiro, nem a das viagens. Essa experiência foi muito mais importante para mim porque não deu certo.

Demorei 2 meses para conseguir escrever sobre isso. Então, quero compartilhar meus aprendizados:

– Em relações de troca nunca pode existir uma hierarquia. Mesmo num veleiro, o capitão não é capitão o tempo inteiro. Se essa é a única posição que uma pessoa consegue ocupar, ela não esta numa relação de troca. Assim como seguir ordens, sem autonomia, nunca será uma relação de troca. É preciso criar espaços horizontais em todos os lugares. Não precisa ser 100% horizontal, nem o oposto.

– os dois lados precisam delimitar seu espaço. Eu não consegui lá delimitar o meu. Precisava de fazer yoga todos os dias e meditar. Abrir mão disso resultou em perda da minha qualidade de vida e motivação. Aprendi que não da pra estar 100% a serviço.

– as vezes, a troca não compensa por economia, nem por aprendizado. Aprendi que quando não existe uma metodologia para ensinar, a vivência sozinha não é a solução. Viver alguns lugares e aprender fazendo funciona. Mas é preciso existir um ambiente pra isso.

– a relação de troca só é possível quando é bom para os dois lados. Se um dos lados acha que está “fazendo um favor”. Isso não é troca. Se um lado acha que está dando mais do que recebendo, isso também não é troca.

– numa relação de troca, devemos tratar as pessoas como irmãos, pais e filhos. Fazer para o outro o que gostaríamos que o outro fizesse por nós. Isso só é possível com diálogo e uma comunicação clara. Para ter diálogo, não basta estar aberto, se faz necessário criar momentos.

– a troca é um serviço que prestamos como qualquer outro. Seu valor não tem nada a ver com seu preço. Todos os compromissos feitos são importantes e precisam ser cumpridos ou justificados. Sempre considerei a troca tão preciosa quanto um trabalho, até mais. Na troca eu dou o meu melhor, que é muito mais que o dinheiro. Aprendi que é muito importante ter comprometimento.

– Aprendi que somos responsáveis pelas pessoas a nossa volta. Elas sempre são importantes. E mais uma vez, aprendi a não esperar nada do outro diretamente. O universo irá prover.

Enfim, estou em Portugal. Estar aqui significa que cruzei um oceano de avião, fica para o futuro o sonho de cruzar velejando…. Estou feliz de voltar a andar pelo mundo no meu próprio ritmo, viajar de carona e conhecer outras formas de viver.

Vale das Cortiças, Odemira, Portugal.

outono, 20 de novembro de 2015

Escrevi esse texto em novembro, mas estava publicado com outra página.

11 comentários em “Sobre trocas e a vinda pra Europa

    Alex Alfa disse:
    19 de março de 2016 às 21:55

    Obrigado pelo fofo 🙂 e ótimas descobertas pelas estradas e mares. Eu por enquanto fico aqui lendo seus posts e sonhando alto hahahaha. Um abraço.

    Curtir

    carolbernardes respondido:
    29 de fevereiro de 2016 às 7:52

    Alex, você é um fofo! Acho muito corajoso quem fica também. A vida em qualquer lugar tem seus altos e baixos. O importante é a gente fazer o que quer. Se você quer viajar, tem meu total apoio! Se quiser informações e ajuda, conte comigo..

    Curtir

    Alex Alfa disse:
    29 de fevereiro de 2016 às 0:13

    Coragem sim! Essa experiência de viajar pelo planeta requer Coragem!!! Coragem para sair do conforto e segurança do lar, do carinho dos familiares, desapegar das coisas materiais… Além disso, deve ter que manter a mente aberta a todo momento para interagir e entender os momentos. Quem dera eu um dia partir numa aventura dessas. Sonho…

    Curtido por 1 pessoa

    Pegar carona ou não? Eis a questão! | Contagie-se! disse:
    18 de fevereiro de 2016 às 17:10

    […] Sobre trocas e a vinda pra Europa […]

    Curtir

    carolbernardes respondido:
    17 de fevereiro de 2016 às 9:27

    Oi Alex, obrigada!!! Por que você me acha corajosa? conta mais!

    Curtido por 1 pessoa

    Alex Alfa disse:
    14 de fevereiro de 2016 às 22:58

    Parabéns pela sua coragem Carol.

    Curtir

    Sobre viver de trocas – disse:
    18 de janeiro de 2016 às 1:44

    […] Aqui você pode ler o texto na íntegra e também conhecer o blog da Carol. Nós super recomendamos. […]

    Curtido por 1 pessoa

    carolbernardes respondido:
    15 de janeiro de 2016 às 14:06

    Vicky, fico super feliz de saber da sua viagem com o Rafa!! Que legal que vão viver de trocas!

    Sobre o post, claro que Você pode publicar, todo o conteúdo do blog está disponível.

    Um beijão!

    Curtir

    Victória Godoy disse:
    15 de janeiro de 2016 às 4:16

    Carol, como sou grata pelo cuidado que a vida teve ao fazer os nossos caminhos se cruzarem.
    Esse texto é inspirador e de grande utilidade neste momento que Rafa e eu pretendemos viver de trocas S2
    Muita gratidão por compartilhar suas vivências!
    Será que podemos publicar esse texto no nosso blog?
    Abraço forte

    Curtir

    mochiladehistorias disse:
    14 de janeiro de 2016 às 20:48

    Carol, um texto lindo, um guia para olharmos com cuidado as relações humanas.
    Agradeço muito por colocar as reflexões em palavras! Serão extremamente úteis em nossa viagem também e esperamos consigamos expressar as futuras experiências de troca e compartilhar com você e as outras pessoas. Afinal, uma boa troca, de uma forma ou de outra, envolve amor. Boa sorte aí em Portugal! Beijos, Rafa e Vick

    Curtir

    tidemaia disse:
    11 de janeiro de 2016 às 21:42

    Lindo post.
    Meio melancólico ,
    mas também maduro.

    C’est la vie !!

    Você mostra uma lucidez rara
    Em alguém da sua idade.

    Te amo

    Me liga

    Babae

    Enviado do meu iPhone

    >

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

