Escutando o silêncio em árabe

Postado em Atualizado em

Nos últimos quase três meses não aprendi nem árabe, nem francês aqui na Tunísia, mas aprendi a escutar as pessoas. Parece estranho que justamente eu, uma pessoa que tem dificuldade entender a letra de uma música, compreender o que dizem em árabe. Sim, eu escuto as pessoas, mas nunca entendo as palavras que dizem.

O árabe como qualquer outro idioma é falado com os olhos, as mãos, a postura do corpo e o não-dito. Os hábitos das pessoas dizem muito, assim como as escolhas. Sentar ou não sentar à mesa, dar ou não bom dia, gritar ou falar baixo. Tudo isso diz muito.

O que muitas vezes facilita é que falam algumas palavras em francês ou árabe que entendo, ou falam os nomes. Aí pelas caras sei quem tá levando quem na conversa. Se estão de acordo ou existe uma discussão por trás. O engraçado, é que muitas pessoas acham que eu não entendo. Sou tão boba como uma criança, quando os pais acham que ela não está entendendo nada, só porque ainda não consegue verbalizar ou concluir um pensamento. Mesmo entendendo, acham tão inútil a discussão, que preferem voltar a construir um casa imaginária. Bobos são os adultos soberbos, esses que acreditam só nas palavras, só no que foi dito ou está escrito.

Sendo um pouco mais mística, sinto o ar pesar e a comida amargar na boca se vejo uma discussão à mesa. Mesmo ela sendo feita num árabe britânico.

De tudo que escutei aqui, o mais profundo, ainda é o silêncio.

Com amor de Sousse,
Carol

Escrito na primavera
que árabe ou não
me deixa sentir
o que é a opressão.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s