A viagem é uma construção social e política

Postado em

Hoje senti um pouco da distância do país que sou legalmente cidadã. Talvez por ter demorado a saber que a Dilma foi afastada (não achei que seria tão rápido), talvez por estar por fora da política do Brasil.

Viajando pelo mundo entendi que toda ação é política, se pego carona na Itália porque é europa, mas tenho medo de pegar carona na Tunísia porque é um país árabe, o nome disso é precoceito. Isso é política. A mesma que faz com que as pessoas morram pagando 55 vezes mais do que eu paguei para cruzar o mar mediterrâneo com total segurança e muito conforto.

Foi uma decisão política minha não usar dinheiro nem no Peru, nem na Bolívia. As populações locais já sofrem com as taxas cambiais que eu não concordo, a situação ideal para viver de trocas e viajar de carona. Pelo menos durante o tempo no qual estive lá, eu não fui rica diante da ”pobreza” de um país. Foi um gesto político. Porque economicamente, para eles não muda nada eu usar ou não o dinheiro. Mas confiar, esperar, oferecer e trocar, sempre muda. Construo outro tipo de relação!

Quando cruzei a Venezuela de carona em 2014, dormi no terminal, na praia, na casa de gente que conhecia pegando carona e fiz muitos amigos naquele país, eu entendi a diferença entre a ”ditadura” e a ”democracia”. A Venezuela teve uma ”democracia” sangrenta financiada pelo mesmo país que financiou tantas ditaduras na Nuestramerica.

Eu me afastei tanto da política durante minha vida, que acho que votei 2 vezes somente. Descobri recentemente que dos 513 deputados, só 36 foram eleitos diretamente. Pelo visto, não fazia tanta diferença votar ou não. Porém, nessas últimas semanas a diferença se fez notar. Estava longe da política. E a política nunca esteve longe de mim.

Ela diz quais países são seguros e quem são as pessoas perigosas. Não diz quem ganha dinheiro com guerras nem com tráfico, nem quais lugares a xenofobia e racismo são contidianos. Faltam as histórias de quem mata assinando contratos e recebendo dinheiro sujo. Dos governos que colaboram com ditadores e fazem contratos com países que desrespeitam os direitos humanos. O fato, é que não adianta fugir da política, ela nos segue onde vamos. Está na cor do passaporte, da pele e até no sorriso (ter um sorriso branco e bonito é uma questão de classe).

Hoje a Dilma foi afastada. Talvez pareça que é um dia triste, mas a eleição indireta de + 400 congressistas e todo o processo mediocre que tenho escutado e lido de longe, me parece pior. É uma depressão ladeira abaixo. Enfim, não adianta estar longe, a política chega até mim.

A história normalmente é contada por esses marcos, as viagens sempre me mostram que os marcos não mudam tanto as pessoas quanto os processos históricos. O povo venezuelano e boliviano que o diga, mesmo com tantos problemas, sendo tão mal-falados, me receberam de braços abertos. E não foi só a mim!

Viajar tem sido a minha construção política. Foi sendo hospedada em lugares sem saneamento básico que entendi o que a promessa significava, assim como aprendi o que significa descrença.

No dia em que um caminhoneiro culpou o bolsa família pela falta de prostitutas no nordeste, meu respeito pelo programa triplicou, eu finalmente o havia compreendido. Enfim, as mulheres estavam podendo escolher não vender o próprio corpo por qualquer miséria ou alimentar seus filhos. As histórias no nordeste são de emocionar. Assim como as da Bolivia e da Venezuela.

A minha militância não será temer o presidente, esse não vai mudar tanta coisa e vai passar rápido. Já os milhões de brasileiros, esses sim podem mudar muita coisa. Milito na crença de que a riqueza e o poder não tornam as pessoas boas. Assim como a pobreza não torna ninguém ruim. Porém, a ignorância e o ódio cego a qualquer partido, classe ou raça, isso sim torna o mundo pior.  Esse é o mundo pelo qual viajo, um mundo cheio de ignorância, classismos e preconceitos. Ao mesmo tempo, um mundo tão lindo onde dividimos a comida, a água e o teto. Onde uma família desconhecida abre as portas para mim.

A política do dia a dia é um mundo de constrates, um mundo que vai além de um partido, de uma eleição. É a escolha de quais empresas eu concordo em trabalhar e quais eu vou contribuir com dinheiro. É ver que além das disputas das narrativas em época de crise política, existe a ausência de atitudes reais. Ao ver a democracia ameaçada, do outro lado do atlântico eu me pergunto – o que é a democracia? E ai me lembro do caso do bolsa família e fico com receio de andarmos para trás.

Como será a minha próxima viagem pelo Norte e Nordeste do Brasil? Quantas famílias e crianças terão sido afetadas pelo zica? Quantas terras indígenas terão sido demarcadas? Será que a prostituição infantil terá acabado? O saneamento básico existirá para todos? Terão sobrevividos os pobres as olimpíadas no Rio?

Não sei. O que sei é que por causa da política e ao mesmo tempo independente da própria política, aquelas pessoas vão estar lá, sendo o que sempre foram, compartilhando o que puderem. Eu vou continuar querendo ser tão generosa quanto elas, que compartilham tudo que tem.

Por hora, sigo pelo mundo, com meus projetos e sonhos, tentando construir ambientes mais colaborativos e justos. Me sentindo distante da política brasileira, tão distante quanto estamos de eleger um congresso de forma democrática e direta, ou de me sentir representada pela Dilma.

Celle de San Vito.

7 comentários em “A viagem é uma construção social e política

    Gernilson disse:
    9 de junho de 2017 às 13:10

    nossa adorei esse post.

    Curtir

    Jirleny disse:
    28 de maio de 2017 às 17:08

    Bacana…

    Bjos,
    Jirleny

    Curtido por 1 pessoa

    Guilherme Dias disse:
    18 de maio de 2017 às 13:01

    Belo Poste era o que procurava, venho acompanhando alguns post deste site e estou adorando ler-los.

    Curtido por 1 pessoa

    Jaine Lima disse:
    3 de maio de 2017 às 19:55

    Eu estou adorando visitar seu blog, e ler os seus posts…. São muitos legais, e interessantes…. Sempre estou passando aqui para desfrutar de seus posts…..

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?

    Visite Meu Blog Resultados das Loterias

    Curtido por 1 pessoa

    Maryanne Alcantara Santos disse:
    3 de março de 2017 às 13:48

    Bom dia!

    Muito bom, amei. Aliás, sempre visito suas postagens e admiro muito, meus parabéns!
    Continue sempre assim…

    Bjos,
    Maryanne Alcantara Santos
    Colaboradora do Portal: http://salariominimo.eco.br/

    Curtido por 1 pessoa

    Natal Cap disse:
    25 de outubro de 2016 às 0:33

    Olá tudo bem ? Espero que sim , estou adorando visita este blog muito bom mesmo parabéns !Natal Cap

    Curtido por 1 pessoa

    Rafaela Vitoria disse:
    7 de outubro de 2016 às 1:57

    Belo post, muito bom !

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

